sexta-feira, 13 de maio de 2016

 Espécies marinhas em vias de extinção em Portugal:



Na costa portuguesa marinha há diversas espécies marinhas, mas também muitas estão em perigo de extinção.

Exemplos:

Peixe Boga-Portuguesa
Espadarte
  • O peixe Boga-Portuguesa é um peixe que possui um corpo alongado, com uma boca interior e uma coloração avermelhada. Alimenta-se de algas, invertebrados e larvas de insectos. Habita em águas de baixa profundidade. Está em vias de extinção devido á perda do habitat por parte do ser Humano que o destrói.
  • O espadarte é um peixe que habita em alto mar ou em zonas costeiras, tanto á superfície da água como no fundo dos oceanos e migra, sendo um peixe solitário e muito agressivo. Este animal chega a medir 4 metros de comprimento e pesar cerca de 500 kg. Como é um peixe difícil de capturar e luta muito, é bastante apreciado na pesca desportiva.
  • O golfinho é um mamífero aquático muito inteligente, que sempre foi reconhecido como um dos melhores amigos do Homem no oceano. Come normalmente vários peixes e mariscos. Apesar do golfinho ser um animal muito simpático e ainda existir em número alargado, têm sido caçados.
  • A Baleia Branca é um animal gregário que mede até 5 metros de comprimento e pesa até 1,5 toneladas. Habita as águas frias em torno do círculo polar ártico. Come uma grande variedade de peixes, lulas, crustáceos e polvos.
  • O Tubarão Charuto pode crescer até 50 cm de comprimento e é um dos tubarões de menor tamanho. O seu corpo é arredondado e muito mais escuro no dorso e mais claro em direção ao ventre. As barbatanas são pequenos e próximas ao corpo. Pode ser encontrado a 3,570m de profundidade, vive nos mares perto do equador onde as águas são mais cálidas. Crava os seus dentes na carne e roda arrancando um pouco da carne, ficando a presa com uma cicatriz circular. Alimenta-se de mamíferos aquáticos e cetáceos.
  • O cavalo marinho possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas e com corais e anémonas marinhas. Vive em águas temperadas e tropicais. Alimenta-se de vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. 
    Golfinhos
    Baleia Branca
    Tubarão Charuto
    Cavalo Marinho

Sem comentários:

Enviar um comentário